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 MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

TREINAMENTOS

ERGONOMIA

HIGIENE OCUPACIONAL

 

 

 

PCMSO - Elaboração e Coordenação

Para elaborar e coordenar o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da sua Empresa oferecemos os seguintes serviços:

  • Elaboração do PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional específico da sua Empresa, conforme Norma Regulamentadora NR-7, com base nos dados obtidos no seu PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos ou PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção;
  • Exames clínicos previstos na NR-7: admissionais para os candidatos, antes da assinatura do contrato de trabalho; periódicos (de acordo com os intervalos especificados para cada função e faixa etária dos trabalhadores); de retorno ao trabalho (no primeiro dia após o afastamento superior a 30 dias motivado por acidente, doença ocupacional ou não, incluindo o afastamento devido a parto); de mudança de função (prévio à mudança de função quando houver alteração de riscos); demissionais (antes do desligamento do trabalhador);
  • Encaminhamento dos trabalhadores para os exames de laboratório exigidos na NR-7, aos laboratórios com os quais mantemos convênio ou a outro de sua preferência;
  • Análise do resultado dos exames de laboratório;
  • Emissão após cada exame do ASO - Atestado de Saúde Ocupacional, conforme NR-7, em duas vias;
  • Gerenciamento do PCMSO para o seu Departamento Pessoal/Contador, convocando os trabalhadores em tempo hábil para realização dos exames periódicos e exames de laboratório obrigatórios, de tal forma que a documentação esteja sempre atualizada para atender a legislação e para que não haja problemas com a Fiscalização;
  • Registro dos dados clínicos e laboratoriais em Prontuário Clínico Individual, sob a responsabilidade do Médico Coordenador;
  • Elaboração do Relatório Anual do PCMSO constando os eventos do ano encerrado e apresentando o planejamento para o ano vindouro, conforme NR-7, para a Fiscalização do Ministério do Trabalho;
  • Armazenamento por 20 anos, após o desligamento do trabalhador, do respectivo Prontuário Clínico;
  • Consulta em tempo real, via internet, dos dados atualizados do gerenciamento do PCMSO, bem como marcação dos exames ocupacionais, através de senha e login exclusivos da sua Empresa.

Exames ocupacionais

A Êmeso possui uma infraestrutura totalmente apropriada para realização de exames médicos com consultórios equipados, oferecendo aos seus clientes uma completa avaliação clínica, visando promover a saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Todos os exames são realizados a partir dos levantamentos feitos pela Engenharia de Segurança do Trabalho, com o objetivo de avaliar as condições clínicas e fisiológicas dos trabalhadores.

Veja a relação dos exames:

  • Exames Clínicos

Os exames clínicos são exigidos pela Norma Regulamentadora Nº 7 da Portaria 3.214/78 e devem ser realizados, obrigatoriamente, em todos os empregados da empresa nas seguintes fases:

    • Admissão
    • Periodicamente
    • Mudanças de função
    • Retornos ao trabalho
    • Demissão
  • Exames Complementares

Os exames complementares são realizados em com o intuito de integrar o conjunto de informações necessárias para uma avaliação detalhada da saúde dos trabalhadores. Tais procedimentos são apropriados para definir se as pessoas submetidas a eles estão aptas a exercerem as funções determinadas no ambiente de trabalho. São eles:

      • Audiometria
      • Acuidade visual
      • Eletroencefalograma
      • Eletrocardiograma
      • Espirometria
      • Raio X
      • Exames laboratoriais
      • Outros

PPRA - Elaboração e Gestão

Para elaborar e reavaliar o PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR-9) da sua Empresa, realizamos, no mínimo, os seguintes serviços de forma que as ações sugeridas venham proporcionar condições de trabalho adequadas exigidas na legislação em vigor:

  • Avaliação ambiental com medições especiais de ruído instantâneo e iluminância;
  • Avaliação qualitativa da exposição ocupacional aos riscos físicos, químicos e biológicos através da verificação das atividades e tarefas, dos processo de trabalho, do ambiente laboral e das máquinas e equipamentos utilizados pelos trabalhadores;
  • Elaboração da documentação conforme as diretrizes preconizadas na NR-9. 

PGR - Elaboração e Gestão

Elaboramos e implantamos o PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos, conforme requisitos mínimos exigidos na NR-22. 

O programa é voltado para a área de mineração e contempla uma série de ações desenvolvidas no âmbito de cada setor, visando antecipar, reconhecer, avaliar, monitorar, registrar e divulgar os dados referentes aos fatores de riscos ocupacionais originados dos processos de trabalho, bem como priorizar e analisar a eficácia da implantação de melhorias indispensáveis à preservação da saúde e da integridade física do trabalhador. Os campos de aplicação da NR-22 são: 

a) minerações subterrâneas;
b) minerações a céu aberto;
c) garimpos, no que couber;
d) beneficiamentos minerais e
e) pesquisa mineral. 

PCMAT - Elaboração e Gestão

Na elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT (NR-18) da sua Empresa realizamos, no mínimo, a elaboração dos seguintes itens de forma que as ações sugeridas venham proporcionar condições de trabalho adequadas exigidas na legislação em vigor:

  • Memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;
  • Projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas da obra;
  • Especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas;
  • Cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT em conformidade com as etapas da obra;
  • Elaboração de layout inicial e atualizado do canteiro de obras e/ou frente de trabalho, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência;
  • Elaboração do layout inicial do canteiro da obra, contemplando, inclusive, previsão do dimensionamento das áreas de vivência;
  • Elaboração do programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária;
  • Fornecimento da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica do CREA-MG. 

LTCAT - Elaboração

O LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações de riscos. Dessa forma realizamos:

  • Elaboração do LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, segundo os parâmetros da atual legislação previdenciária e atualizações quando necessário, conforme Decreto nº 3.048 de 06 de maio de 1999 e Instrução Normativa INSS/DC nº 84 publicada no DO em 27 de dezembro de 2002, que adiou a sua obrigatoriedade para 01 de julho de 2003, sendo facultativo a partir de 01 de janeiro de 2003.
  • Elaboração da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica do CREA-MG para cada LTCAT elaborado.

PPP - Elaboração e manutenção

O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento histórico-laboral do empregado, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações sobre as atividades a serem exercidas, exposição a agentes nocivos à saúde, resultados de exames médicos e outras informações de caráter administrativo. O modelo deste encontra-se no Anexo XV da Instrução Normativa nº 118/2005 do INSS. O objetivo do PPP é apresentar, em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento orientador ao processo de reconhecimento de aposentadoria especial.

Para elaborar e gerenciar o PPP - Perfil Profissiográfico dos empregados da sua Empresa oferecemos os seguintes serviços:

  • Elaboração do PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário a partir do LTCAT e do PCMSO;
  • Gerenciamento do PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário (admissional, mudança de função e demissional).

Avaliação Ambiental

As medições ou avaliações quantitativas realizadas no meio ambiente de trabalho, as quais servem para análise dos fatores que influenciam, diretamente, os trabalhadores. São avaliados os níveis de temperatura, ruídos, vibrações, iluminação, entre outros.

A Êmeso oferece serviços especializados para as avaliações quantitativas, com a utilização de instrumentos da melhor procedência e devidamente calibrados, visando avaliar as condições do ambiente de trabalho em relação às características fisiológicas dos trabalhadores. O objetivo desse serviço é garantir que as empresas atuem em conformidade com os níveis permitidos nas normas regulamentadoras.

Veja a relação de alguns parâmetros para medições:

  • Ruído
  • Vibração
  • Calor
  • Iluminação
  • Produtos químicos

Organização, Instalação e treinamento da CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo prevenir acidentes e doenças, buscando conscientizar os trabalhadores de que a segurança no trabalho começa com o trabalhador. Daí a necessidade de informá-lo e treiná-lo através de cursos, palestras e textos elucidativos. A Êmeso, procurando ser parceira de seus clientes, realiza os seguintes serviços:

  • Organização e implantação da sua CIPA conforme as novas diretrizes preconizadas na NR 5.
  • Curso para os membros eleitos da sua CIPA (NR 5) ou para o membro designado pela Empresa, conforme item “5.6.4 Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, através de negociação coletiva.” da NR 5, quando a Empresa não for obrigada a constituir CIPA.
  • Palestras de segurança no trabalho para todos os seus funcionários.
  • Organização e realização da sua SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Perícias Técnicas na área de Medicina e Segurança do Trabalho

A Êmeso oferece Assistência Técnica em Processos Judiciais, considerando os seguintes itens:

 

  • Representar a contratante na condição de perito assistente;
  • Dar subsídio ao setor jurídico para instruções na formulação de quesitos;
  • Acompanhar o perito oficial na diligência realizada ou no endereço indicado;
  • Produzir o Laudo Pericial Assistencial;
  • Impugnar o laudo caso necessário.

 

Completamos assessoria técnica junto ao Departamento Jurídico das empresas através de pareceres técnicos e assistência técnica judicial na área trabalhista. A Êmeso oferece diagnósticos em perícias relacionadas a:

 

  • Doença ocupacional;
  • Perícias médicas;
  • Perícias de insalubridade e periculosidade;
  • Perícias de acidentes do trabalho.

Mapa de Riscos

O Mapa de Riscos é uma maneira eficiente de proteger seus trabalhadores, mostrando de forma clara e simples os riscos que o ambiente de trabalho apresenta.

A Êmeso oferece assessoria para a sua empresa na elaboração do Mapa de Riscos. 

Assistência Técnica em Higiene Ocupacional

Higiene Ocupacional é a ciência e a arte dedicada ao estudo e ao gerenciamento das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos, por meio de ações de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle das condições e locais de trabalho, visando à preservação da saúde e bem-estar dos trabalhadores, considerando ainda o meio ambiente e a comunidade.

A Êmeso oferece assistência para o desenvolvimento da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ocupacionais relacionados ao trabalho.

PCA: elaboração e consultoria

O Programa de Conservação Auditiva – PCA – Portaria 19/98 MTE – deve sempre estar perfeitamente integrado com o PCMSO e o PPRA. Ele compreende as seguintes atividades: Avaliação dos níveis de ruído da exposição dos trabalhadores a este agente; Audiometria no pré-admissional, seis meses após a admissão e anualmente; Acompanhamento dos limiares auditivos dos trabalhadores; Orientação ao trabalhador e à empresa sobre os possíveis danos ocasionados pela exposição a níveis elevados de ruído e sobre medidas preventivas.

Nossa equipe executa todo o trabalho relacionado à elaboração, manutenção e consultoria ligada ao Programa de Conservação Auditiva da sua empresa.

PPR: elaboração e consultoria 

O Programa de Proteção Respiratória – PPR tem a finalidade de adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória, visando garantir uma completa proteção do trabalhador contra os riscos existentes no ambiente de trabalho. Com a finalidade de garantir o uso correto dos equipamentos de proteção respiratória, os trabalhadores devem receber treinamento de uma pessoa qualificada (conforme Instrução Normativa I.N nº 1 de 11/04/94 do Ministério do Trabalho e Emprego, da CLT e das NRs 6 e 9).

Oferecemos os serviços de elaboração, manutenção e consultoria relacionada ao Programa de Proteção Respiratória da sua empresa. 

Treinamentos e Palestras

Treinamentos na área de Saúde e Segurança do Trabalho:

  • NR-5 CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
  • NR-6 EPI Equipamento de Proteção Individual / EPC Equipamento de Proteção Coletiva
  • NR-18 Construção Civil
  • NR-35 Trabalho em altura
  • NR-33 Segurança e saúde nos trabalhos em Espaços Confinados
  • Ergonomia
  • NR-10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade
  • RAC Requisitos de Atividades Críticas
  • Prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros

 

Palestras na área de Medicina do Trabalho:

  • AIDS e DST
  • Prevenção ao alcoolismo e ao uso de drogas
  • Tabagismo
  • Doenças ocupacionais
  • Stress e qualidade de vida
  • Diabetes Melitus
  • Meningite
  • Gravidez na adolescência
  • HAS – Hipertensão
  • Higiene pessoal
  • Saúde da mulher
  • Saúde do homem
  • Silicose
  • Tuberculose
  • Influenza
  • Dermatoses ocupacionais
  • Controle de infecções
  • Câncer de mama
  • Câncer de próstata.

Análise Ergonômica do Trabalho

Trata-se de um trabalho inter-profissional que, baseado num conjunto de ciências e tecnologias, procura o ajuste mútuo entre o ser humano e o seu ambiente de trabalho de forma confortável e produtiva, procurando adaptar atividades diárias de trabalho às pessoas.

A Êmeso realiza um trabalho cuidadoso na área de ergonomia, visando propiciar uma melhor interação entre os profissionais e o ambiente onde realizam suas atividades. São ações criadas para melhorar a produtividade, respeitando as características individuais e preservando a saúde física e mental dos colaboradores.

E-SOCIAL

O eSocial é um projeto do Governo Federal que permite que as empresas enviem todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de seus funcionários de forma unificada. 

Além da unificação das informações, objetivos são:

  • Diferentes órgãos trabalhistas têm acesso a informações integradas e atualizadas sobre os vínculos empregatícios firmados entre as empresas e os trabalhadores;
  • Melhor controle dos processos, rapidez no acesso às informações e fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica;
  • Com a ampliação da base de dados, torna-se possível uma maior arrecadação sem aumentar a carga tributária;
  • A simplificação dos processos facilita as atividades do microempresário, tornando o processo de formalização menos burocrático.

Sua empresa está preparada para o eSocial?

A Êmeso oferece consultoria específica para orientar a sua empresa quanto aos procedimentos do eSocial relacionados à área de saúde e segurança do trabalho.

Nosso endereço

ÊMESO

Rua dos Goitacazes, 14 

7º andar, Centro,

Belo Horizonte / MG

30190-908

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